Notícias
22 de dezembro de 2021
Dizem que quando uma criança vai nascer, antes, muito antes de dizer palavra-nome
é preciso ficar em silêncio para ouvir o que os ventos irão soprar.
– trecho de Kwame, a menina de vento e água.
O novo livro de Louise Queiroz está chegando!
Com um sopro, nasce KWAME: a menina de vento e água. Brincalhona, comunicativa e risonha, a personagem narra como suas palavras têm a capacidade de transformar sonho em vida.
Depois do seu bem recebido livro de poemas “girassóis estendidos na chuva” (selo editorial paralelo13s, 2019), Louise Queiroz estreia agora na literatura infanto-juvenil com “Kwame: a menina de vento e água”, o seu primeiro texto direcionado a crianças.
O livro traz a história de Kwame. Nascida num dia de sábado, a personagem, cujo nome de origem Akan, língua falada em Gana, lhe é dado no momento de sua chegada ao Àíye, nos dá pistas sobre a conexão de Louise com suas raízes ancestrais.
O livro conta com ilustrações de @samucasantos_ba, artista soteropolitano que atua desde sua adolescência com trabalhos e desenhos em grafitti. Com seus traços elegantes e cheios de detalhes, Samuca inaugura a narrativa de Kwame imageticamente e nos ajuda a embarcar em suas aventuras com muita criatividade e imaginação.
Kwame cativa a todas as pessoas com sua alegria Não importa a idade!
Estamos felizes demais em poder trazer esse livro para vocês, e como em todos as obras, o caminho de Kwame teve a participação de muita gente nos bastidores, incluindo a coordenação editorial de @ayalatude e @sarahrebeccakersley e o design e projeto gráfico de @maridepaula.23 📖📗📚<3.
A partir de hoje, “Kwame: a menina de vento e água” está em PRÉ-VENDA com valor promocional no site da livraria boto-cor-de-rosa. Clica aqui para saber mais e garantir o seu exemplar!!!
E quem quiser autógrafo, é só falar na caixinha de comentários ao fechar o seu pedido!
#louisequeiroz #kwame #kwameameninadeventoeagua #samucasantos #seloeditorialparalelo13S #livrariabotocorderosa #pré-venda

Contagem regressiva para a @flipfoficial! Entre os dias 4 e 7 de maio, participaremos na linda programação da FLIPF na Praia do Forte/BA.
Confiram as datas das mesas, bate-papos e apresentações de escritora escritores publicados pelo selo editorial paralelo13s. Vai ser maravilhoso- agendem se e esperamos por vocês!
Paralelo13s na FLIPF:
04/05/2023 – quinta-feira – 09h
MESA: Nas Asas da minha ancestralidade
Espaço Rede de Livros (Clube dos pescadores)
Com Carlos Leal, Louise Queiroz e Edsoleda Santos. Mediação de Bárbara Falcón
05/05/2023 – sexta-feira – 10h
MESA: Sertões, mares e estradas
Canto da Palavra (Espaço Baleia Jubarte)
Com Jarid Arraes, Faw Carvalho e Evanilton Gonçalves
Mediação de Tom Correia.
05/05/2023 – sexta feira – 14h
MESA: Irmandade pelas palavras
Espaço Rede de Livros (Clube dos pescadores)
com Luciany Aparecida, Kota Gandaleci e Desiane Barbosa. Mediação de Loren Ribeiro.
05/05/2023 – sexta feira – 16h
BATE-PAPO: No rastro da poesia urbana
Espaço Rede de Livros (Clube dos pescadores)
Com José Francisco Paranaguá e Paulo Sérgio Silva Paz. Mediação: Evanilton Gonçalves.
05/05/2023 – sexta feira – 18h
MESA: O futuro já esteve aqui
Canto da Palavra (Espaço Baleia Jubarte)
Com Ailton Krenak e Rafael Xucuru-Kariri. Mediação de Suzane Lima Costa.
06/05/2023 – sábado – 10h
MESA: Fronteiras e memórias
Canto da Palavra (Espaço Baleia Jubarte)
com Yara Nakahanda Monteiro, Luciany Aparecida e Lande Onawale. Mediação de Fernanda Miranda.
06/05/2023 – sábado – 14h
MESA: Amor e autodescoberta
Canto da Palavra (Espaço Baleia Jubarte)
com Guadalupe Nettel, Aline Bei e Tiago D. Oliveira. Mediação de Mônica Menezes.
07/05/2023 – domingo – 15h30
APRESENTAÇÃO – A capela de Waly
Multiverso FLIPF (Tenda na Praça da Música na Vila de Praia do Forte)
com Alex Simões
4/05/2023 – 07/05/2023 (todos os dias da FliPF) – STAND DE LIVROS do catálogo do selo paralelo13S
Espaço Rede de Livros (Clube dos pescadores)
Marquem a data porque já já chega esse lançamento imperdível!!
Para dar as boas vindas ao livro “O mameluco”, Milena Britto receberá Constância Lima Duarte, Pesquisadora do CNPq e professora aposentada de literatura brasileira da UFRN e UFMG, e Nancy Vieira, professora e pesquisadora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA) para uma conversa sobre a publicação e o trabalho de Amélia Rodrigues.
Dia 21 de junho de 2022, às 17h.
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Livraria boto-cor-de-rosa.
Saiba mais e garanta já o seu exemplar no valor promocional da pré-venda AQUI.
Com imensa alegria, compartilhamos a notícia do lançamento de “O mameluco”, romance inédito em livro de Amélia Rodrigues (1861-1926) publicado em folhetim em 1882, e que chega agora aos leitores apresentado por Milena Britto que assina também um ensaio de posfácio sobre a obra no mesmo volume. A publicação foi selecionada pelo Rumos Itaú Cultural e integra a nossa coleção Escritoras das Américas.
Ambientada numa fazenda do Recôncavo baiano, a narrativa situa as discussões raciais da época e traz a mestiçagem brasileira para um debate aprofundado, além de ser uma denúncia sobre a violência que foi a Guerra do Paraguai, pano de fundo para o romance. O enredo envolve um triângulo amoroso, senhores de terras, pessoas negras escravizadas, coronéis e o envio arbitrário de soldados e civis ao conflito.
Publicada num dos principais jornais do Recôncavo baiano, uma das últimas regiões a abolir a mão de obra escrava, a obra se insere entre os marcos da literatura nacional do século XIX, ecoando a questão da nacionalidade brasileira e a sua formação racial. No seu ensaio de posfácio, Milena Britto mostra como a obra se insere lado a lado aos demais romances publicados no Brasil na época.
A edição vem acompanhada de ilustrações de Flávia Bomfim feitas exclusivamente para o romance, e o projeto gráfico é de Mariane Klettenhofer.
Os nosso enorme agradecimento a Rumos Itau Cultural e a todas as pessoas que fazem parte do caminho desta publicação que agora finalmente chega aos leitores!
Saiba mais e garanta o seu exemplar no VALOR PROMOCIONAL DE PRÉ-VENDA AQUI.
E confira os detalhes do lançamento logo no próximo post!
Mais um livro da coleção anêmona a caminho!
Alegria sem tamanho compartilhar com vocês que o próximo lançamento do Selo editorial paralelo13s será “àdúrà“, o muito esperado novo livro do poeta Camillo César Alvarenga.
Clica aqui para saber mais sobre a obra, que conta com uma orelha da poeta Laura Castro e arte da capa do artista Gasali Adeyemo. Àdúrà está em pré-venda com valor promocional até a data do lançamento (que divulgaremos em breve).



O QUE OS MACHOS QUEREM (Carambola Filmes, 2021), filme de Ana Dinniz inspirado no conto homônimo de Ruth Ducaso, do livro Contos ordinários de melancolia (paralelo13S, 2019), já passou por diversos festivais, virando cabeças e ganhando prêmios por todas os elementos da produção, incluindo melhor atriz (Ana Marinho), melhor direção e melhor direção de arte (Ana Dinniz), melhor montagem (Joana Maia) e melhor filme (que para nós sempre foi, rs, mesmo antes deste maravilhoso reconhecimento). E agora está em mais um festival!
E agora o filme foi selecionado entre os mais de 2500 inscritos para o LANAFF 2022 – Latino and Native American Film Festival, realizado pela Southern Connecticut State University. Os filmes selecionados serão exibidos do dia 22/04 a 05/05 no link: https://xerb.tv/channel/lanaff/virtual-events. Corram lá!
A coletânea “Abrindo a boca, mostrando línguas – 16 escritoras brasileiras LGBTQIA+”, organizada pela professora, pesquisadora e crítica literária Milena Britto, já está no mundo! Para quem não viu o lançamento ao vivo, a gravação pode ser assistida aqui!:
E o livro continua no valor promocional com frete grátis até o fim de dezembro!
Garanta o seu exemplar aqui: https://www.livrariabotocorderosa.com/loja/abrindo-a-boca-mostrando-linguas.html
É uma alegria imensa compartilhar que em breve chega pelo selo editorial @paralelo13s o romance “A Talentosa Família Ribkins”, a primeira obra a sair no Brasil da premiada autora estadunidense Ladee Hubbard (@ladeehubb). Romance inspirado no famoso ensaio \”O décimo talentoso\”, de W.E.B. Du Bois, “A Talentosa Família Ribkins” tem no enredo a história de uma família afro-americana com talentos especiais. Atravessado por problemas financeiros, Johnny Ribkins parte em uma road trip com Eloise, sobrinha que acaba de conhecer, estabelecendo uma relação intergeracional entre o velho e a adolescente, que redescobre, nesta viagem e através do convívio com o tio, seu pertencimento e sua negritude.
A autora toma como ponto de partida para a obra o contexto histórico do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. O livro aborda ancestralidade, costura entre gerações e história. Explicita muros reais e sutis, contrastantes camadas sociais. Do encontro entre Johnny e Eloise surgem conflitos que apontam questões como estigma, racismo, gentrificação e misoginia. O percurso dos Ribkins revela, através do tempo, ideologias e violências tão intrinsicamente ligadas que trariam a estas páginas o peso da realidade, não fosse o “senso de humor refinadíssimo de Ladee Hubbard, que enseja uma ambiência leve, agradável e afetuosa” à narrativa – como bem colocado por Guellwaar Adún na orelha do volume.
Toni Morrison, uma das primeiras leitoras do texto, declarou que \”A Talentosa Família Ribkins\” é um “romance original e ousadamente inventivo”.
Como todo livro, o caminho desta obra envolveu muita gente. A tradução é de Alejandro Reyes e a revisão da tradução é de @katitare. O livro também tem uma linda orelha de @guellwaar_adun e capa belíssima de @aalinebispo. A preparação ainda contou com a participação de @jomayte, @corpofora e @menezeselisa.
A partir de hoje, já está disponível em PRÉ-VENDA, com valor promocional na loja virtual da Livraria boto-cor-de-rosa, onde pode também ler mais sobre a autora. Corra lá para garantir o seu! Clica aqui!
📷: Vilma Samulionyte
No próximo sábado, dia 21 de agosto, teremos a grande alegria de uma conversa com a escritora equatoriana Gabriela Alemán e a jornalista e pesquisadora Luciana Araujo Marques, para o lançamento do romance \”Poso Wells\”, a primeira obra de Gabriela Alemán a ser lançado no Brasil. Será no dia 21, sábado, às 17h00, no canal do youtube da livraria boto-cor-de-rosa. Marquem a data! E para saber mais do livro e garantir o seu com valor promocional até a data do lançamento, cliquem aqui!
Link para assistir o lançamento:
Ler online:
Baixar o PDF:
__Cartas para o Bem Viver__WEB2_
Assistir o lançamento no canal do youtube da livraria boto-cor-de-rosa: http://www.youtube.com/watch?v=DZDpKv9Dz9M
Ciclo de Conversas: Cartas para o Bem Viver, no canal do youtube de Cartas Indígenas ao Brasil: https://www.youtube.com/channel/UCZzA…