“O mameluco”, romance inédito em livro de Amélia Rodrigues chega pelo selo Paralelo13S

Com imensa alegria, compartilhamos a notícia do lançamento de “O mameluco”, romance inédito em livro de Amélia Rodrigues (1861-1926) publicado em folhetim em 1882, e que chega agora aos leitores apresentado por Milena Britto que assina também um ensaio de posfácio sobre a obra no mesmo volume. A publicação foi selecionada pelo Rumos Itaú Cultural e integra a nossa coleção Escritoras das Américas.

Ambientada numa fazenda do Recôncavo baiano, a narrativa situa as discussões raciais da época e traz a mestiçagem brasileira para um debate aprofundado, além de ser uma denúncia sobre a violência que foi a Guerra do Paraguai, pano de fundo para o romance. O enredo envolve um triângulo amoroso, senhores de terras, pessoas negras escravizadas, coronéis e o envio arbitrário de soldados e civis ao conflito.

Publicada num dos principais jornais do Recôncavo baiano, uma das últimas regiões a abolir a mão de obra escrava, a obra se insere entre os marcos da literatura nacional do século XIX, ecoando a questão da nacionalidade brasileira e a sua formação racial. No seu ensaio de posfácio, Milena Britto mostra como a obra se insere lado a lado aos demais romances publicados no Brasil na época.

A edição vem acompanhada de ilustrações de Flávia Bomfim feitas exclusivamente para o romance, e o projeto gráfico é de Mariane Klettenhofer.

Os nosso enorme agradecimento a Rumos Itau Cultural e a todas as pessoas que fazem parte do caminho desta publicação que agora finalmente chega aos leitores!

Saiba mais e garanta o seu exemplar no VALOR PROMOCIONAL DE PRÉ-VENDA AQUI.

E confira os detalhes do lançamento logo no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras