Descrito por Alejandro Zambra como um romance “brilhante, ousado, sem dúvida brincalhão e ao mesmo tempo sombrio e amargo (…)”, o enredo tem como personagem central um jornalista que viaja para o bairro fictício de Poso Wells para tentar desvendar um mistério sobre mulheres desaparecidas. O lugar, que não aparece em nenhum mapa, é um território de moradias de pau a pique, junco e compensado, construídas sobre águas de esgoto e barro apodrecido.
Palco de contendas eleitorais, Poso Wells presenciou a comitiva de um candidato à presidência do país ser eletrocutada num comício organizado na cidade. Gonzalo Varas, o jornalista designado a cobrir a trama do desaparecimento de mulheres, se vê então às voltas em um submundo de políticos corruptos e especuladores de terras, em uma viagem que permeia o fantástico e o real.
Originalmente publicado no Equador pela Eskeletra Editorial (2007) e aclamado pela crítica em diversos países da América Latina e Estados Unidos, onde saiu pela City Lights em 2018, Poso Wells chega ao Brasil com texto de orelha de Veronica Stigger, que aponta: “Gabriela Alemán soube cifrar muito bem na imagem de Poso Wells e, especialmente, na de seu terreno baldio, o horror e a miséria da América Latina, o continente mais violento do mundo, em que se parece viver sempre sob ameaça, em que a sensação de perigo não vai embora só de tentar, convive-se com ela o dia inteiro”.
“Poso Wells é irônico, audacioso e feroz. Mas o que é exatamente? Uma sátira? Um romance de ficção científica? Uma história policial política? Ou a mais pura realidade da América Latina contemporânea? Inconfundível, como todos os grandes livros”, disse Samanta Schweblin.
O romance Poso Wells inaugura a coleção Escritoras das Américas, do selo paraLeLo13S.
Sobre a autora_ Gabriela Alemán nasceu no Rio de Janeiro e viveu em diversos países até se estabelecer em Quito, Equador, com sua família. Uma das autoras contemporâneas mais aclamadas na América Latina, seu trabalho inclui os livros de contos Maldito corazón, Zoom, Fuga permanente, La muerte silba un blues e Álbum de família, e os romances Body Time, Poso Wells e Humo. Estudou tradução na Universidade de Cambridge (Reino Unido), fez mestrado em literatura latino-americana na Universidade Andina Simón Bolívar (Equador) e doutorado na Universidade Tulane (EUA). Em 2007, foi selecionada para a lista Bogotá39, que reuniu trinta e nove escritoras latino-americanas mais importantes com menos de 39 anos. Em 2015, foi finalista do Prêmio Hispanoamericano de Cuento Gabriel García Márquez. Seus contos foram traduzidos para o francês, inglês, hebraico e mandarim e publicados em diversas antologias. Poso Wells foi publicado em inglês nos Estados Unidos em 2018.
O que já disseram sobre Poso Wells:
“Poso Wells’ discute silêncio da sociedade quanto a crimes contra as mulheres” – Sylvia Colombo, na Folha de São Paulo, agosto de 2021: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/08/poso-wells-discute-silencio-da-sociedade-quanto-a-crimes-contra-as-mulheres.shtml
Assista o lançamento virtual (21/08/2021):
Conversa entre a escritora Gabriela Alemán e a jornalista e pesquisadora Luciana Araujo Marques.
Reviews
There are no reviews yet.